ÚLTIMAS

6/recent/ticker-posts

Coluna Futebol e Saúde: "Atividades Físicas e o bem-estar mental"

Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

As atividades físicas tem um papel fundamental na qualidade de vida das pessoas, seus benefícios são fantásticos e incontestáveis tanto em melhoras físicas como mentais. Por isso, tornasse ferramenta importante para combater e amenizar os efeitos nocivos desta pandemia e assim buscar uma melhor qualidade de vida mesmo nestes tempos difíceis.

É sobre a questão mental  que irei abordar na coluna de hoje. À aproximadamente um ano nossas vidas passaram por uma mudança brusca e forçada.  Tem sido um peso muito grande lidar com essa doença próxima, perder amigos e familiares, ter poucas armas para combatê-la, mudar drasticamente as rotinas diárias, enfrentar as crises potencializadas por esta situação.

Como podemos enfrentar essa guerra? Primeiro é tendo consciência dos cuidados básicos e necessários para nos proteger e outra é buscando ter um emocional saudável para suportar essas cargas.  Às vezes pensar no problema causa mais preocupação que lidar com o problema, e com isso aumenta os casos de depressão, ansiedade, síndrome do pânico...

Uma grande solução para isso é a atividade física, é uma forma não farmacológica importante na busca de nossa saúde física e mental, ela é uma grande ferramenta de amenizar as tensões geradas e melhorar  as questões emocionais. Além de atuar na melhora de todo o organismo de uma forma completa.

Se uma pessoa sedentária ( função disso tem problemas metabólicos como hipertensão e diabetes) e ainda crises de ansiedade e procura um médico para tratar dessas crises. O profissional talvez receite algum remédio para auxiliar nesse problema e quanto aos outros?

Vamos supor que o médico receite um ansiolítico, este terá um princípio ativo que atuará no problema, mas provavelmente não atuará nos demais. Já a atividade física será uma ferramenta importante que atuará direta e indiretamente em todos os fatores.  Através dela, sendo ministrado por um bom profissional o organismo será trabalhado para criar substâncias que combaterão esses sintomas e os resultados positivos resultaram na melhora do todo.

A atividade física vai melhorar a ansiedade, a qualidade de vida para as atividades cotidianas, mas também, o emagrecimento resultante da atividade  intervirará na melhora da pressão arterial e na sensibilidade da insulina no organismo. Não quer disser que todos os problemas serão solucionados de imediato, ou que poderá suspender os tratamentos medicamentosos. 

Mas vai melhorar a qualidade de vida sim, em casos leves pode ocorrer à solução do problema em pouco tempo, e ainda ajudará os medicamentos numa melhor resposta no organismo, fazendo diminuir as dosagens ou a suspensão desta utilização.

O psiquiatra Matias Carvalho, preceptor da Residência em Psiquiatria do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), reforça que a prática de exercícios deve ser prioridade. “Sabemos que o momento é difícil, mas é importante tentar iniciar ou retomar esses hábitos saudáveis para a prevenção das doenças físicas e emocionais”, recomenda.

Ainda alerta que, pessoas que deixaram de se exercitar durante a pandemia relataram no período hábitos prejudiciais, como o consumo imoderado de alimentos e de bebidas alcoólicas. “Com isso, pode haver uma evolução tanto de desordens metabólicas físicas quanto de desordens mentais”.

Corpo e mente são indivisíveis e quando falamos em praticar atividades físicas lembramo-nos da melhora que ocorrerá no corpo e na saúde física, mas os benefícios para a mente são também fantásticos, mas não visíveis como os resultados físicos. Nem por isso eles deixam de ocorrer também.

Portanto, devemos ter em mente que praticar atividades físicas está deixando de ser apenas lazer para ser tornarem uma necessidade, é um plano de saúde que quanto antes começar mais benefícios serão acumulados durante a vida. Além do prazer em praticar trás muitos benefícios físicos e mentais e que não podem ser desconsiderados.  Então, cuide mais de você, para ter condições físicas e estrutura emocional principalmente para superarmos esse momento.

Grande abraço!!!!

* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do FUT.SC

 

Postar um comentário

0 Comentários