ÚLTIMAS

6/recent/ticker-posts

Coluna Abacate no FUT.SC: "Blumenau: Capivara disposta a retomar bons tempos"

Flamengo x Blumenau no Maracanã, pela Copa do Brasil

Equipe Fut SC, parceiros e visitantes, começo junho lembrando clube de tradição que não está em lugar que merece mas quer voltar e muito. Blumenau Esporte Clube ou simplesmente Blumenau.

Está perto de completar 102 anos (segunda 19-9). Nasceu Brasil Football Club, em 1936 mudou para Recreativo Brasil Esporte Clube, em 1944 Palmeiras Esporte Clube e em 1980 adotou o nome atual Blumenau Esporte Clube. Cores oficiais branco, grená e verde-garrafa. O grená ocupa o lugar que por muitos anos foi do vermelho. 

Falta o Catarinense (chegou perto em 1988, perdeu a Final para o Avaí) mas tem Série B, Série C, 12 Campeonatos blumenauenses, 1 Torneio Início local e 1 Torneio da Industrial Garcia. Outras curiosidades: a estreia do clube com o nome atual foi contra o Joaçaba pela Taça Santa Catarina em 1980, em 1982 estreia no Catarinense, é semifinalista e conquista o de Juniores, o vice em 1988 vale a participação na Copa do Brasil, a única, então eliminado pelo Flamengo nas Oitavas-de-Final, participações no Brasileirão Série B entre 1989 e 1991, Série C em 1988, 1992, 1994, 1997 e 1998, também em 1998 caiu no Catarinense, problemas com dívidas, futebol desativado, Associação Beneficente União do Vale cuidou do clube e dívidas.

No Catarinense Série B de 2004, fez bom Primeiro Turno, eliminado pelo Juventus, não manteve no Segundo, terminou em sexto. Associação destituída, o advogado André Jenichen assume, quita dívidas mas o clube teve que parar de novo. Com o tempo houve 1 novo Blumenau, mas depois de série de reportagens Órfãos da Arquibancada na Globo, aos poucos o Blumenau pleno voltou. Anos depois, está no Catarinense Série C, disposto a retomar o caminho que fez dele presente na elite por anos. 

O mascote Capivara substituiu o Urso. Bá, eu lembro do Blumenau e sua estilosa camisa reunindo as 3 cores em proporção igual em 1989 na Placar e contra o Flamengo. Boa sorte Capivara, a cidade merece você de volta. Grandes clássicos contra o Metropolitano também. 

É isso e visitem meu bloguinho. Endereço: www.abacateturbinado.blogspot.com.br 

* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do FUT.SC

Postar um comentário

0 Comentários