ÚLTIMAS

6/recent/ticker-posts

Coluna Abacate no FUT.SC: "Torcidas, gostariam de voltar nos estádios agora?"


Foto: NSC

Equipe Fut SC, parceiros e visitantes, obrigado pela confiança depositada para colaborar por aqui. Na edição 32 da coluna não bastaria escrever sobre 1 único clube.

O coronavírus surgiu para unir tudo e todos com muitos problemas. Os clubes não puderam mais receber torcidas nos estádios sem contar períodos de paradas. Onde prefeitos e governador mandam mal nas políticas, pouco além do fique em casa, imaginem os prejuízos do povão não apenas no sentido econômico. Desculpe governador Carlos Moisés e vice Daniela Reinehr, 2 processos de impeachment não acontecem por acaso, alguns movimentos, mesmo que sem intenção, causaram efeitos muitos ruins. Nada é por acaso. 

A vacinação entra na etapa terceiras doses para os experientes (desculpem, não gosto da palavra idosos), mas o ritmo geral não me parece bom. Não posso aceitar projetos de volta das torcidas nos estádios com 30% ou mais da capacidade direto. Não acho digno, para nenhum clube do Brasil, catarinenses por exemplo, torcida de volta no estádio, receitas recuperadas em base de qualquer jeito, estamos necessitados e dane-se a saúde do povão.

Aqui no Rio Grande do Sul nas rodadas 7 e 8 do Gauchão Série A2 800 torcedores do mandante nas rodadas 7 e 8, se desse certo, 2.500 já a partir da rodada do fim de semana. Não parece muito, mas é o possível e acho adequado para o momento, volta pequena crescendo aos poucos. 

Como se pretende no Rio de Janeiro, como o Flamengo gostaria, não vai dar certo. Atleticanos e cruzeirenses pintaram mal no Mineirão, perderam sequência. Outros Estados se movimentam e acho temerário. Santa Catarina não merece algo assim. 

Sugiro já para amanhã 13-9 reunião virtual entre Federação, clubes, prefeituras e governo do Estado, façam o melhor protocolo possível de volta das torcidas nos estádios. Protocolo, esforço de cumprimento por todos, bom senso e assim todos ganharão: torcidas voltam, clubes captam recursos e novos casos de corona desnecessários seriam evitados. 

Recomendo entre 10 e 20% da capacidade e apenas torcida do mandante em cada jogo, seria 1 bom início de volta e seguro. Façam estilo Gauchão Série A2 no Catarinense Série B. Por exemplo na rodada mais imediata Clube 1 x Clube 2. O Clube 1 poderia ter até certo número de torcedores, desde que cumpram o protocolo, usos de máscaras por exemplo, o clube pode encomendar máscaras do mesmo número de torcedores que viriam no estádio. E com pegada social encomende outras 100 para doação ao povão humilde da cidade. Representantes nos Brasileirões, por acordos, não tem essa condição, quem sabe muda com o tempo? 

A saúde e dignidade das torcidas catarinenses mais ou menos estão em jogo. Como colunista-colaborador do Fut SC não posso estar indiferente. É isso e visitem meu bloguinho: www.abacateturbinado.blogspot.com.br 

* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do FUT.SC

Postar um comentário

0 Comentários