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Coluna Futebol e Saúde: "Quantas vezes treinar musculação na semana?"

Foto: Victor Freitas, pexels.com

Essa é uma pergunta muito frequente e a resposta é bem simples, depende de como será trabalhado.  Podemos ter resultados trabalhando uma vez semanal ou todos os dias.

Um fator importante para os resultados é o volume trabalhado, quanto tempo treinar na sessão, quantos exercícios realizarão, quais as musculaturas envolvidas e quantos exercícios para elas serão trabalhadas semanalmente. Isso tudo gera o volume do treinamento e existe uma relação considerável entre volume e resultado.

Então se treinar muito tempo em cada treino teremos  grandes resultados?  Isso não funciona bem assim, lembramos que o corpo humano é uma máquina que precisa estímulo (treinamento), alimentação adequada (energia) e repouso (sono, recuperação física entre exercícios e entre sessões de treino).

Para exemplificar vamos pensar num treino de um dia semanal e outro igual, porém realizado em três vezes semanais, basicamente é o mesmo treino, mas os resultados não serão iguais.  Primeiro o tempo do treino único seria muito maior em relação ao fracionado.  Para fazer o mesmo trabalho talvez um gaste duas horas e meia, enquanto que o outro é realizado em três treinos de 50 minutos.

Mas vamos pensar nos prós de fracionar este treino, primeiro num treino muito longo pode ser que gere um cansaço (fadiga muscular) que impeça a boa execução dos exercícios finais, na qualidade e quantidade e ai o volume igual já se torna menor no treino longo. Nos três dias consegue-se maior intensidade em todos os exercícios e possivelmente quanto à fadiga aparecer já estará no final da sessão, independente da quantidade de exercícios a diferença está em fazer com mais qualidade e quanto mais vezes treinar mais se cria um hábito na nossa rotina e isso é fundamental criar no treinamento.

Importante ainda usando o exemplo é que como no treino fracionado o aluno suportara melhor o trabalho e o profissional pode colocar mais exercícios nessa sessão, aumentando o volume total sendo assim maior não apenas na execução como também na quantidade de exercícios realizados.

Então treinar é o mais importante, se for uma vez ou cinco (seis, sete), não tem problema sempre trará resultados, só que treinando mais dias conseguimos planejar melhor o treinamento. No mais é a capacidade do professor de criar o treinamento para o aluno e a disponibilidade para ele realizar o treinamento.  

Se o aluno vai treinar por segmentos musculares (cada treino algumas musculaturas específicas) ou no treino todo o corpo (várias musculaturas trabalhadas no mesmo dia), em ambos os casos tendo a recuperação serão boas formas, e serão formas interessantes conforme os objetivos definidos, sabendo que por segmento precisará uma maior recuperação de uma forma geral.

A verdade é que a academia de musculação é a ferramenta de trabalho do profissional e lá podem ser criados várias possibilidades nos equipamentos, nos pesos livres, peso corporal, trabalhos aeróbios e objetos que podemos inserir no treino. Assim, utilizando essas possibilidades com mais tempo semanal mais podemos modular um treinamento organizado e efetivo.

Abraço!!!!

* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do FUT.SC

 

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