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Coluna Futebol e Saúde: "Devemos focar apenas em exercícios aeróbios e dietas para emagrecer?"


Em primeiro lugar existe uma conceituação de que emagrecer é perder peso na balança, isso é uma visão muito simplista. Emagrecimento refere-se à perda de gordura corporal, que é visualizado também na balança, porém a perda de massa muscular também refletirá na balança, mas não é algo saudável e nem desejado.

Muitas pessoas quando pensam em atividades físicas associam perda de gordura com atividades aeróbias e ganho de massa muscular (hipertrofia muscular) com a musculação. Isso passa muito mais da forma que se trabalha do que apenas o tipo de atividade que se realiza.

Para desmistificar essa ideia existem estudos, que utilizando como público-alvo obesos divididos em  4 grupos (controle, praticantes de exercícios aeróbios, praticantes de musculação e pessoas que realizaram aeróbio e musculação), onde, tirando o grupo de controle, todos os outros tiveram perdas de gordura, ou seja, existem outras formas de trabalho físico que resultam no emagrecimento também.

Bom, mas e a dieta, fazendo dieta eu também emagreço.

Ai volta-se ao emagrecimento e a perda de peso, pesquisas onde um público-alvo foi dividido em três grupos demonstram bem essa diferença.  Nesses trabalhos um grupo fez apenas dieta, outro grupo fez dieta e exercícios aeróbios e o terceiro grupo musculação e dieta. Novamente os três grupos tiveram uma diminuição do peso corporal, mas apenas em um deles essa diminuição foi apenas com perda de gordura (dieta e musculação), nos outros dois grupos existiu também uma diminuição da massa corporal (grupo da dieta e o grupo dieta e atividade aeróbia).

Perder massa muscular reflete diretamente na taxa metabólica basal ( quanto de calorias o corpo necessita para suas atividades diárias), quanto maior essa taxa maior será a quantidade de calorias gastas para manter as atividades orgânicas diárias.

Para um melhor entendimento, uma pessoa resolve fazer apenas dietas restritivas (poucas calorias em relação à necessidade do organismo) por um período, ao parar a dieta e se não fizer algo diferente (atividade física) existe a tendência de voltar o peso perdido com um acréscimo de gordura, o famoso efeito sanfona.  Isso ocorre porque a dieta diminui a gordura, mas também a massa muscular, com isso a taxa metabólica basal diminui e ao cessar a dieta e consumindo a mesma quantidade de antes essa pessoa acumula mais gordura, pois gasta menos calorias e o excesso acumula como gordura.

Acredito que o resultado efetivo para emagrecimento passa não apenas pelas atividades aeróbias em todas suas possibilidades, ou apenas com dietas.  Dentre todos os grupos estudados nas pesquisas um se demonstrou muito interessante, para perder gordura e preservar a massa muscular que foi a musculação. As atividades aeróbias são fundamentais, mas o acréscimo da musculação trás resultados bons e mais duradouros, pois a manutenção da massa muscular possibilita melhores resultados na questão da saúde.

A associação de todas as variáveis pesquisadas aparece como o melhor caminho, uma boa e equilibrada dieta, atividades aeróbias e treinos de musculação, diminuem a gordura, preservam e melhoram o organismo e isso é saúde.  

Talvez uma dieta altamente restritiva dê um maior resultado na balança e é o caminho que muitos buscam pelo imediatismo que querem atingir os resultados, mas afetará negativamente a estrutura corporal e após o término provavelmente conhecerá novamente o efeito sanfona.

O caminho é o equilíbrio, o trabalho bem planejado e o respeito ao tempo para atingir os resultados duradouros, assim que se conquistam os objetivos do emagrecimento saudável.

Abraço!!!!!

* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do FUT.SC

 

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