ÚLTIMAS

6/recent/ticker-posts

Coluna Futebol e Saúde: "Musculação e suas possibilidades."

Foto: Julia Larson - pexels.com

Muitas pessoas quando pensam em musculação relacionam apenas com busca de hipertrofia muscular e melhoras nas questões estéticas, mas a sala de musculação possibilita muitos outros objetivos. É uma ferramenta que possibilita trabalhar e desenvolver o corpo humano de inúmeras formas e possibilidades.

O treinamento na musculação se torna importante, pois precisamos de força muscular (em suas várias formas de manifestações) para realizar as atividades diárias com melhor desenvoltura, segurança  e a  preservação da massa muscular que está sempre associada à saúde.

O resultado gerado será conforme o estímulo aplicado, então se pode trabalhar resistência de força, força pura, força rápida, hipertrofia. Músculo não pensa, ele reconhece o estímulo feito pela carga e responde sobre isso.  Se eu trabalhar muita carga e poucas repetições estarei trabalhando a força mais pura, enquanto que se trabalhar cargas menores e muitas repetições estarei melhorando a resistência de força. Mas não elevarei significativamente a força pura trabalhando baixas cargas e muitas repetições e nem a resistência com altas cargas e poucas repetições.

No processo de envelhecimento natural perderemos massa muscular, então a musculação já se torna uma ferramenta fundamental para combater esse problema.  Idosos que treinam possuem uma qualidade de vida muito superior aos outros, além de possuir mais estrutura muscular que servirá de proteção principalmente contra quedas que podem geram graves problemas (alias, idosos mais fortes sofrem menos quedas também).

Para atletas de final de semana, a musculação é importantíssima, pois dará a estrutura física e muscular para ele jogar sua bolinha com mais segurança, ser inativo 6 dias e atleta em apenas 1 dia é um grande risco, ainda mais com o passar dos anos. Gera-se uma grande sobrecarga ao organismo e que pode causar problemas graves como lesões.

No processo de emagrecimento os exercícios resistivos tem papel importante também, além de trabalhar o emagrecimento possibilita uma preservação e aumento da massa muscular, e mais músculos maior o gasto calórico da pessoa e melhor o seu metabolismo.

É um importante instrumento de reabilitação de lesões e preparação para o aluno que sofreu alguma lesão voltar a sua vida normal. O não fortalecimento correto de uma musculatura lesionada pode gerar desequilíbrios futuros.

Mulheres que querem engravidar e grávidas tem na musculação um importante auxilio para uma melhor gestação para ela e para seu bebê, quando antes começar a treinar melhor. Grávidas podem treinar durante praticamente toda a gestação, é obvio que alguns cuidados serão necessários e em alguns casos não será indicado.

Praticantes de musculação tem uma saúde melhor ( resposta do exercício na prevenção e melhora de doenças como hipertensão, diabetes, obesidade, estresse, depressão,...).Sem contar as questões estéticas como tonificar o corpo, aumentar  ou diminuir medidas, desenvolver musculaturas específicas  e que elevarão a alto estima e a realização pessoal do praticante.

Então, a musculação trás muitas possibilidades de trabalho conforme os objetivos desejados. Mas é claro e fundamental fortalecer a ideia de que para cada objetivo necessita um trabalho diferenciado para atendê-lo.

A musculação é uma ferramenta prática, barata e segura de conquistar muitos objetivos (estéticos, esportivos, de saúde física e mental e qualidade de vida), só precisamos saber como utiliza-la, então bons treinos.

Abraço!!!!

* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do FUT.SC

Postar um comentário

0 Comentários