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Coluna Futebol e Saúde: "Apenas frequentar uma academia é sinônimo de resultados?"

Foto: Ketut Subiyanto - pexels.com

Sabemos que cada vez mais a prática esportiva passou de lazer, estética para questões de saúde e melhora da qualidade de vida do praticante. Dentre as atividades a musculação é uma grande ferramenta não farmacológica que trás muitos benefícios para a saúde e sem efeitos colaterais (quando bem realizada).

Ela é umas das mais seguras (é possível um controle da carga de treino muito maior que a maioria das outras atividades) e também uma das mais democráticas, pois podem praticar pessoas saudáveis e doentes, jovens e idosos, homens e mulheres, é indicada para quem quer emagrecer e também ganhar peso, etc.

Agora, treinar numa academia é certeza de que conseguirá os objetivos? 

Primeiro para termos resultados com a musculação, precisamos gerar uma tensão (sobrecarga) no músculo desgastando e fadigando, criando pequenas lesões musculares que, ao recuperar-se e adaptar-se desta carga este estará numa condição melhor (maior, mais forte) que antes do estímulo.

Então a pessoa começa a praticar musculação, no inicio as cargas podem gerar mais desconforto e fadiga, mas as musculaturas irão se adaptando, com isso as cargas iniciais passam a ficar ultrapassadas. Assim é fundamental que vá se ajustando, alterando os exercícios e as formas de treinar para que essa musculatura continue evoluindo. 

Caso a pessoa procure a academia para emagrecimento precisamos pensar sobre dois aspectos, o primeiro é fazer atividades que possibilitem gastar mais calorias que as ingeridas ( trabalhos aeróbios/cardios) e a segunda é fazer o corpo ser mais eficiente para gastar mais e melhor as calorias consumidas e ai entra a musculação. Um treinamento com pesos que aumente a massa muscular assim fazendo com que o corpo consuma mais calorias para  manter-se em atividade, além de melhorar as respostas endócrinas que vão auxiliar no emagrecimento. Neste caso a pessoa precisa ter um volume cardio para essa queima e um treino muscular eficiente para essa hipertrofia muscular e seus benefícios.

Outra coisa é a “matemática muscular” em teoria temos que fazer de 2 -5 repetições para trabalhar força pura, 6-12 força dinâmica ou hipertrofia e acima de 15 irá trabalhar RML, ou seja, resistência muscular localizada. Mas músculo não reconhece números e sim esforço gerado, um grande esforço que possibilita poucas repetições resulta num ganho de força maior. Com carga alta que possibilita mais repetições terá um ganho maior de hipertrofia por gerar mais tensão muscular, ou seja, numa série a musculatura estará mais tempo sofrendo a sobrecarga do peso assim potencializando o ganho muscular, e a RML ocorre quando cargas menores que as anteriores possibilitam a execução de mais repetições. 

É importante falar que em todas as quantidades de repetições poderemos ganhar força e hipertrofia em maior ou menor grau, mas isso vai depender da forma de realizar o trabalho e sabendo que o organismo não interpreta de forma objetiva, como já falei a resposta depende do esforço gerado.

Então as repetições serão conforme a carga, e é errado e ilusório pensar que teremos resultado de hipertrofia por fazer séries de 10 repetições com peso que possibilitaria fazer 18, a carga utilizada não possibilitará a hipertrofia, pois foi abaixo do possível e nem a resistência por fazer menos repetições para aquele peso, ai o treino não trará grandes resultados.

O tempo de treinamento efetivo ou menos efetivo pode ser o mesmo, a diferença estará na forma de realizar. Fazer 10 repetições podendo ter feito 12 ou 18 faz muita diferença no resultado. Buscar emagrecimento e realizar treinos de volume baixo trará resultados, mas que precisam ser potencializados com um volume maior para gastar mais calorias. 

Musculação é um treinamento resistivo que visa uma sobrecarga muscular e a qualidade desta é que trará os resultados e não se você faz treinos de 6/8/15 repetições, e o emagrecimento necessita de volume de treino e manutenção da massa muscular, pensando desta forma certamente a academia trará bons resultados, então bons treinos.

Abraço!!! 

* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do FUT.SC

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