ÚLTIMAS

6/recent/ticker-posts

Coluna Futebol e Saúde: "A praticidade moderna, o aumento do sedentarismo e as atividades físicas como solução."




Anos atrás acho que seria muito difícil uma pessoa viver isolada em uma casa sem auxilio de alguém, precisava-se ir ao banco buscar dinheiro, no mercado providenciar os mantimentos, farmácia, lojas, etc. Atualmente se consegue de tudo sem sair de casa. Mesmo as atividades de casa ficaram muito mais fáceis de realizar, as inovações e criações trazem uma praticidade que está facilitando muito à realização de tarefas.

Coisas simples como a criação de um controle remoto acabou fazendo com que a pessoa precisa-se se movimentar muito menos, a internet possibilita para muitos que trabalham em “home office” consiga se sustentar sem sair de sua casa e ai por diante.

As próprias atividades de aprendizagem passam pelo mesmo processo, eu leio bastantes assuntos de meu interesse, como também outras formas de pensar para fazer um contraponto, analisar, comparar e ter uma visão mais aprofundada destes. Prática que começou nas idas em bibliotecas lendo livros, comparando, montando trabalhos, ou seja, indo atrás do conhecimento. Atualmente em alguns segundos consegue-se qualquer coisa na internet, mas sem aquele embasamento e conhecimento mais aprofundado, ou seja, um conhecimento imediato, porém mais superficial.

Então essa praticidade disponível no mundo atual faz ganhar tempo, mas também deixa a pessoa mais inativa e sabemos que a inatividade e o sedentarismo quando aliados a uma má alimentação tornam-se responsáveis por muitos problemas que afetam diretamente a saúde e qualidade de vida.

 Ai a pessoa sedentária e inativa (o que é cada vez mais comum) decide por vontade própria ou indicação médica procurar uma academia de musculação para buscar uma atividade física que possibilite essa mudança de atitude. Certamente estará certo em grande parte, começar atividades e buscar uma alimentação mais saudável é a melhor e mais barata forma de promover a saúde e qualidade de vida, não apenas agora, mas para o futuro.

Vamos pensar que a pessoa frequenta a academia duas ou três vezes semanais, mas continua com uma vida sedentária e/ou desregrada no restante do dia certamente terá muitos benefícios, mas se começar a mudar o hábito e realizar outras atividades físicas cotidianas como caminhar mais, andar de bicicleta, usar escadas no lugar de elevador, usar menos os veículos, praticar esportes, estes benefícios serão bem maiores.

Assim, mesmo que a pessoa não consiga com seus treinamentos semanais um volume considerável, é possível melhorar os resultados criando o hábito de exercitar-se mais durante o dia com essas atividades físicas simples como a caminhada e tudo com que torne possível movimentar mais o corpo com atividades físicas.

Então a praticidade moderna realmente facilitam muitas coisas, mas isso deve servir como benefício e não acarretar problemas para a saúde pela inatividade é certo e importante utilizar recursos mais práticos para facilitar nossa vida. Porém não podemos esquecer que se ela trouxer acomodação e inatividade física precisara compensar com exercícios e rotinas mais saudáveis, isso é fundamental para termos saúde e qualidade de vida.

Abraço!!!

* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do FUT.SC

 

Postar um comentário

0 Comentários